Menopausa

A Menopausa -  condição inevitável na mulher – tem atraído o interesse não só dos profissionais de saúde mas também dos mass media, trazendo para o conhecimento público muitas informações por vezes erróneas.

O envelhecimento demográfico é o fenómeno mais relevante do século XXI devido não só às implicações na esfera sócio-económica mas também às modificações que se reflectem a nível individual e em novos estilos de vida.
Os sintomas apresentados pela mulher na menopausa reflectem não só o finar do funcionamento ovárico mas também factores sócioculturais e psicológicos. Na realidade só alguns sintomas resultam da insuficiência hormonal. Muitos deles resultam do envelhecimento ou do processo emocional de enfrentar o passar dos anos.

A consulta de Menopausa é uma consulta de prevenção de doenças cardiovasculares, de osteoporose, de manutenção do bem-estar psíquico e sexual, de rastreio do cancro ginecológico.
A informação acerca da menopausa e das terapêuticas hormonais disponíveis, fornecidas pelos profissionais de saúde com experiência nesta área, são os pilares duma escolha consciente, própria e individual sobre o que cada Mulher quer para si.

Envelhecer é um fenómeno complexo que desafia cada um de nós de maneira diferente. É no entanto sedutor pensar que podemos propor um programa de saúde que garanta ou prometa três premissas:
  • sensação de bem estar diária devido ao alívio dos sintomas próprios do envelhecimento
  • bem estar a longo prazo que envolve estilos de vida e intervenções de prevenção quer farmacológicas quer comportamentais
  • e sentir a alegria de viver, objectivo mais ambicioso e até agora limitado a alguns de nós.



voltar